Há já muito tempo que queria experimentar fazer uma compota utilizando mel como adoçante. Tinha visto, num blog que sigo e adoro (simplebites.net), uma compota de morango com mel que me ficou na memória e que me apetecia adaptar. Hoje decidi que era o dia.
A verdade é que Junho já não é bem o mês em que abundam os morangos e devia ter-me lembrado disto no pico da oferta, um mês atrás. Tinha-me poupado a aventura de andar duas horas à procura de morangos. Mas consegui encontrá-los e valeu a pena – a compota fica muito boa e é super fácil e rápida de se fazer.
Ingredientes
1 kg de morangos partidos aos pedaços
1 frasco de mel Conto (500g)
sumo de 1 limão
1 colher de chá de amido de milho
1 colher de sopa de água fria
Colocar os morangos num tacho pesado. Esmagar grosseiramente com um esmagador de batatas e levar ao lume até levantar fervura. Deixar ferver 5 minutos mexendo sempre e retirar do lume. Juntar o mel e o sumo de limão, misturar bem e levar de novo ao lume. Deixar ferver em lume brando durante 10 minutos, mesxendo de vez em quando.
Dissolver o amido de milho na água fria e juntar à compota, deixando cozinhar mais um minuto. Guardar em frascos de vidro.
Recomendo provar, ainda morna, por cima de fatias de pão com manteiga.