ReceitasUm sabor português: Pastéis de Nata

https://conto.pt/wp-content/uploads/2019/05/autocolante_medio.png

Um sabor bem português, protagonista dos livros de cozinha que contam a história da nossa gastronomia. O YES MEETING lançou o convite e a Conto-Produtos Portugueses aceitou: ensinar a confecionar os tradicionais pastéis de nata!

Esta aula de culinária, embora que à distancia, aconteceu em directo e foram vários os participantes que se juntaram a nós neste ‘Cooking at Home’. Esta é uma receita simples e que se pode fazer com ingredientes que todos temos em casa. No máximo, terá que ir comprar massa folhada e já agora opte sempre pela que leva manteiga e não margarina. Faz toda a diferença.

Conte-nos depois o resultado final!

Receita de Pastéis de Nata

Ingredientes:

1 rolo de massa folhada

8 gemas de ovo

200 grs de açúcar

2 colheres de chá de farinha

500 ml de natas

1 pau de canela

Comece por aquecer o forno a 250º. Enrole a massa folhada até formar um rolo bem apertado e divida-o em 12 porções com cerca de 3 cm cada. De seguida, coloque cada um destes “rolinhos” de massa folhada no interior de uma forma individual (as formas de queque funcionam muito bem!) e, com a ajuda do polegar, pressione o centro da massa para o fundo contra os lados da cavidade, de forma a preencher toda a forma com a massa. Repita o processo nas restantes formas e leve-as ao frigorífico durante 10 minutos. Entretanto, numa panela junte os restantes ingredientes e misture muito bem. Deixe o creme cozinhar em lume brando, mexendo sempre, até engrossar (cerca de 10 a 12 minutos). Retire o pau de canela e verta o creme, ainda a borbulhar, com a ajuda de uma concha de sopa para cada uma das formas. Leve ao forno. Quando a massa estiver bem estaladiça e dourada, o creme firme e o topo com manchas escuras, desligue o forno e deixe arrefecer (cerca de 15 minutos). Acompanhe os pastéis de nata com canela em pó e um cálice de vinho do Porto.