ReceitasJamie, Jimmy, Vindaloo e eu!

https://conto.pt/wp-content/uploads/2019/05/autocolante_medio.png
Retirámos esta fotografia desta página: http://www.mallikabasu.com/2016/07/03/best-pork-vindaloo-recipe/

Gosto muito da cozinha indiana. Faço muitas experiências com estes sabores e fascina-me descobrir curiosidades à volta da influência da cozinha portuguesa no mundo. Por exemplo, um tempero tão português como a vinha de alhos chegou longe e deu origem ao mais famoso prato goês – Vindaloo.

Estava um destes dias a ver Jamie & Jimmy, o programa que Jamie Oliver faz com o seu amigo de infância Jimmy, quando eles começaram a contar a história da influência portuguesa no vindaloo e a pesquisa que fizeram em Goa. Procuraram o melhor vindaloo de Goa e pediram a receita ao cozinheiro que o faz.

Lá fui eu fazê-lo, mais ou menos adaptado com o que tinha em casa, como acontece sempre que vejo um programa com uma receita que me inspira. Nunca consigo esperar e vou logo para a cozinha assim que acabo de ver. Sem grande surpresa – Jamie Oliver raramente nos falha – ficou delicioso. Muito, muito bom.

Vindaloo ao estilo Jamie Oliver (e meu)!

Ingredientes

2 colheres chá sementes coentro

1 colher chá sementes cominho

1 colher chá grãos de pimenta preta

1 malagueta seca (piri-piri)

5 cm gengibre

6 dentes alho

1 colher de chá curcuma

azeite

2 colheres sopa vinagre de cidra

1 kg carne em pedaços (porco, vaca ou frango)

3 cebolas pequenas

2 malaguetas frescas

1 colher sopa mel  Mel Conto

1/2l água a ferver

Método

Toste as sementes de coentros e cominhos, os grãos de pimenta e as malaguetas numa frigideira até começarem a cheirar muito bem.

Coloque-as num robot de cozinha (ou almofariz) e triture até ficarem em pó. Acrescente os dentes de alho, o gengibre, a curcuma, o azeite e o vinagre e triture de novo até obter uma pasta. Reserve.

Frite a carne na frigideira em lume médio até estar dourada. Junte a pasta reservada, as cebolas às rodelas, as malaguetas frescas às tirinhas (retire as sementes se não gostar de muito picante), o mel e uma colher de vinagre.

Deixe alourar de novo e acrescente 1l de água a ferver. Tempere de sal e deixar fervilhar até a carne estar tenra (mais ou menos 1h). Rectifique os temperos e sirva com arroz branco e iogurte natural.